segunda-feira, 1 de abril de 2013

Muito além do chocolate


Domingo de Páscoa. Para mim esse sempre foi um dia para se passar com a família, comemorando algo que nunca entendi bem e uma boa desculpa para gastar demais com chocolates em forma oval. Nunca procurei muito o significado das datas religiosas em que acontece algum tipo de comemoração. Pois bem, nessa páscoa toda a minha crença que o importante era o chocolate caiu por terra. A páscoa não é mais uma desculpa para ganhar alguns quilinhos e vou explicar o por quê:
Volta e meia começo e recomeço a escrever uma história, que há dois anos ronda minha inquieta cabecinha. É uma história bastante complicada e que requer que eu olhe bastante para mim. Não para as partes cotidianas e leves, mas sim para um lado meu que nem gosto de admitir que ainda existe. Bom, ele existe e me acompanhou pela maior parte da minha vida. Isso requer certo equilíbrio de mim comigo mesma, o que é muito raro. Recomecei a escrever essa história e junto dela me veio a necessidade de fazer uma retrospectiva sobre minha vida.
Independente de ser nova, acho que já passei por bons e maus bocados. Idade não quer dizer absolutamente nada. Cada um tem seu caminho, o meu foi e continua sendo, bastante tortuoso. Dito isso é de se imaginar que fazer uma retrospectiva seja um tanto doloroso, porém volta e meia se faz necessário. Com isso em mente, tirei minha noite de sábado para tomar chá, coisa que não fazia há algum tempo, e relembrar tudo. Tudo que foi bom, ruim, doloroso, que me trouxe felicidade e infelicidade, que me fez querer viver e que me fez querer sumir da face da terra. Mais uma vez: idade é só um número. Dormi no meio de um turbilhão de lembranças, na maior parte dolorosas.
Eis que no domingo de Páscoa, à caminho da casa da minha irmã mais velha para o tradicional almoço cheio de bacalhau e chocolate, leio um tweet da escritora Mayra Dias Gomes. O tweet, que vou traduzir e resumir mal, por sinal, falava mais ou menos o seguinte: “A páscoa não é mais uma desculpa para comer chocolate ou ganhar alguns quilinhos. Agora quer dizer se levantar após uma queda. É sobre nascer de novo.” Ela me mostrou o caminho das pedras. De repente me calei, o que é raro, e voltei a pensar em minha vida dessa vez com outra visão.
Quantas vezes em nossas vidas não caímos? E quantas vezes não nos levantamos? Posso dizer por mim que foram inúmeras. E que posso levar para minha vida a história de Jesus como uma metáfora. Nascer de novo. A Páscoa agora será uma época de retroceder e ver que, sim, caí, falhei, fraquejei, mas que posso me levantar e me recriar. Não preciso mais ficar presa às correntes do meu passado, posso aceitar minhas tristezas e falhas e começar de novo, dia após dia. Isso é óbvio, é algo que todos sabem, é um conselho já conhecido. Mas senti isso no meu íntimo e posso dizer: isso mudou o jeito que encaro meu passado e talvez possa mudar o jeito com que venho lidando com meu presente.
Mais tarde, já exausta, tive mais uma prova disso, quando um conhecido, amigo que gosto assim, de graça, decidiu renascer. Logo na páscoa. Enquanto ele não tiver forças para acreditar em si, darei as minhas, pois se já acreditava nele antes, depois do simples gesto de pedir ajuda em um domingo à noite, acredito mais e mais. Sinto que nasci de novo, de coração limpo, e sem carregar o peso de meu passado. Talvez seja esse o encanto da Páscoa e talvez o chocolate sirva só para adoçar a dor de lembrar dos momentos difíceis.

Um comentário:

  1. Recomeçar sempre! precisamos renovarmos todos os dias, sempre é tempo de ser novo, de mudar de vida o nosso futuro é decidido todos os dias! :)

    ResponderExcluir