segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ser feliz é estar feliz?




Se você juntar cinco amigos em uma roda e perguntar a cada um deles o que mais querem de sua vidas as respostas não serão muito diferentes das que ouvimos por aí. “Quero ser rico”, “Quero construir uma família”, “Quero ser bem sucedido” mas sempre terá um, ou até mais, que irão falar “Só quero ser feliz”. Sempre que ouço esse desejo sincero me pergunto: ser feliz é o mesmo que estar feliz?
Por vezes ouvi que a vida é uma linha reta, com momentos de felicidade e momentos de tristeza. Acreditei nisso e assim fui levando a minha vida, porém com muita dificuldade de me manter nessa tal linha reta. Estabilidade nunca foi uma qualidade minha. Mas então me veio uma realização, a tal linha, ao invés de ser apatia como sempre pensei, não seria a tal felicidade? Talvez os momentos de alto seriam pura euforia.
Quando o amigo sonhador prega que quer ser feliz não estaria ele falando que quer ser estável emocionalmente? Ao contrário do que muitos possam pensar, se manter em uma estabilidade emocional pode ser um desafio árduo e eu, na minha eterna instabilidade, admiro aqueles que conseguem tal façanha.
De um jeito ou de outro a vida sempre apresenta seus desafios, seja a pessoa estável ou não, venho aprendendo que tudo depende de duas coisas: ponto de vista e como lidar. Tudo são escolhas.
Hoje escolho estar feliz à ser feliz, e isso me parece estranhamente sensato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário