quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fases




Quanto tempo dura uma fase? Um mês, um ano, três anos, dez anos? Ultimamente este tem sido um assunto frequente em minha sempre confusa cabeça. Fato é que ouço tanto falaram que “é só uma fase” que nem sei mais se uma fase é isso mesmo ou se é algo permanente.
Todos nós sabemos o quanto o mundo contemporâneo é louco e coisa e tal, nem preciso me dar ao trabalho de escrever sobre o fato de que tudo é muito banal nos dias de hoje. Depressão é só uma fase, uso de drogas é só uma fase, auto mutilação é só uma fase, distúrbios alimentares são só uma fase, tudo parece ser mais uma “fase”. Não sei se estou exagerando, pois tenho essa tendência, mas me impressiona como banalizam coisas sérias. Banalizam doenças com uma simples palavras e assim as jogam para escanteio, só para evitar vê-las.
Uma fase permanente é algo desesperador. A adolscencia é ruim, mas sabemos que em algum momento ela acaba, o mesmo acontece com a TPM, mal que atinge as filhas de Vênus. Mas e quando a fase que deveria ser algo passageiro, parece não ter fim?  Esse, posso dizer com certa propriedade, é um momento de desespero, onde qualquer machucado vira um mundo de dor e confusão e qualquer palavra de compreensão pode virar um ato de amor sem tamanho.
Quanto tempo dura uma fase? Essa pergunta ainda não sei responder, mas posso responder outra coisa: Uma fase permanente não é apenas uma fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário